REFLEXO DE MORO – O QUE É, DURAÇÃO E CUIDADOS

O reflexo de Moro, também conhecido como o reflexo do sobressalto, é um reflexo natural que a maioria dos bebês saudáveis exibe. Esse reflexo começa a ser observado no recém-nascidos e geralmente desaparece entre 3 e 6 meses de idade.

Sumário

É um dos reflexos primitivos que os bebês têm, junto com outros como o reflexo de agarrar e o reflexo de sucção. O reflexo é desencadeado por uma sensação de queda ou uma mudança abrupta na posição da cabeça do bebê.

Quando o bebê é surpreendido por um movimento súbito ou uma sensação de queda, ele estende os braços para os lados, abre os dedos das mãos e arqueia as costas. Em seguida, o bebê traz os braços de volta para perto do corpo, geralmente com as mãos fechadas e chora.

Este reflexo é apenas uma resposta natural e saudável do sistema nervoso do bebê a estímulos inesperados.

Os médicos monitoram este reflexo durante exames de rotina para garantir que o sistema nervoso do bebê esteja se desenvolvendo adequadamente. Em geral, a presença e a resposta apropriada deste reflexo são sinais positivos do desenvolvimento neurológico do bebê.

Como amenizar o reflexo de moro?

Muitas vezes, o reflexo de moro faz com que o bebê se assuste e chore. Além disso, é comum que o reflexo de Moro ocorra durante o sono do bebê, fazendo com que ele acorde.

O reflexo de Moro é um movimento natural e primitivo do bebê, por isso, não é possível evitá-lo. Porém, existem dicas que podem ajudar a reduzir a intensidade do reflexo.

  • Movimentos Suaves: Evite movimentos bruscos ou rápidos ao segurar o bebê. Movimentos lentos e suaves podem ajudar a prevenir a ativação do reflexo de Moro.
  • Transições Suaves: Quando pegar o bebê ou mudá-lo de posição, faça isso de forma lenta e gradual para evitar movimentos bruscos que possam acionar o reflexo de Moro.
  • Ambiente Calmo: Crie um ambiente calmo e tranquilo para o bebê. Luzes suaves, ruídos brancos (como um ventilador ligado) e um ambiente aconchegante podem ajudar o bebê a se sentir mais seguro, reduzindo assim o impacto do reflexo de Moro.
  • Contato Físico: O contato pele a pele e o aconchego no colo podem oferecer segurança ao bebê, diminuindo a incidência do reflexo de Moro.

Perguntas Frequentes

Com quantos meses o reflexo de Moro passa?

Geralmente, por volta dos 3 meses, mas pode ocorrer dele se prolongar até os 6 meses do bebê.

O que eu devo fazer se observar o reflexo em excesso ou ausente no meu bebê?

Caso observe um reflexo de Moro em excesso ou ausente, não hesite em consultar um Profissional de Saúde. Se você está preocupado com a intensidade ou frequência deste reflexo no seu bebê, é sempre aconselhável falar com um pediatra ou um profissional de saúde. Eles podem avaliar o bebê e fornecer orientações específicas com base nas necessidades individuais do seu filho.

De onde vem o nome do reflexo?

Quem descreveu este reflexo pela primeira vez foi Ernest Moro (1874-1951), pediatra nascido na Eslovênia. Moro trabalhou com Theodor Escherich (1857-1911), professor de Pediatria em Graz, Áustria, e um dos mais respeitados pediatras da Europa.

Deixe um comentário