HISTÓRIA PARA DORMIR CURTA: LINDAS HISTORINHAS INFANTIS

Buscando uma história para dormir curta para seu filho? Neste post, você encontra histórias infantis para dormir inéditas, livros e dicas de como usar as histórias para embalar o sono do seu filho.

Conteúdo

Um dos momentos que exigem mais paciência dos pais é a hora de fazer o seu filho dormir. São poucas as crianças que dormem sem nenhum estímulo. Algumas precisam do embalo do colo, outras de ganhar o “mamá”, uma música de ninar e muitas adoram que os pais leiam uma historinha para embalar o soninho.

Aprenda aqui como criar uma Rotina de Sono para o seu Bebê.

Uma boa ideia é usar a imaginação para criar uma história autoral para o seu filho, e até pedir ajuda das crianças na hora de pensar nos personagens e no enredo.

Porém, se a imaginação não é muito o seu forte, não tem problema. Trago aqui algumas histórias para dormir curtas inéditas e dicas de ótimos livros que vão ajudar a embalar o sono do seu filho.

Geralmente a criança gosta que a gente repita as histórias que contamos, mas minha sugestão é que você tente contar uma história por dia da semana para descobrir qual delas o seu filho mais gosta de ouvir.

E não se prenda ao que está escrito, adapte os nomes dos personagens, cenários ou qualquer elemento da história que tenha mais a ver com o mundo de vocês.

Além de histórias para dormir, você pode encontrar Lindas e Inspiradoras Histórias de Princesas (curtas)

História para dormir curta - uma para cada dia da semana.

10 HISTÓRIAS INFANTIS PARA DORMIR CURTAS

Sempre existe aquela história para dormir curta que é a favorita do seu filho e que ele sempre pede para gente contar.

Por isso, para te ajudar a descobrir qual é a história que seu filho mais gosta, aqui estão 10 historinhas para dormir curtas, fáceis de guardar na memória e contar para o seu pequeno.

O soninho de Malu

Era uma vez uma menina muito feliz e animada chamada Malu. Ela tinha tanta energia e vontade de brincar que toda vez que chegava a hora de dormir ela chorava, pois não queria parar de brincar para ir para cama.

Sua mãe não sabia mais o que fazer para convencer Malu a ir dormir.

Uma noite, Malu estava olhando pela janela de seu quarto e avistou um lindo anjinho. Ele se aproximou da menina e logo começaram a conversar.

Como já era bem tarde, o anjinho perguntou o motivo de Malu não estar dormindo. E ela logo respondeu que não queria parar de brincar para ir dormir.

Porém, com toda calma e paciência do mundo, o anjinho explicou para a menina que quando ela dormia, na verdade, não parava de brincar.

menina acordada, estilo manga, olhando para a lua cheia, sentada de sua janela.

Na verdade, ela ia para o mundo dos sonhos, um lugar com muita diversão onde Malu poderia continuar brincando com os amigos, pulando e até voando se quisesse.

Malu ficou muito animada com o que ouviu e logo foi para a cama deitar-se. Assim como o anjinho lhe falou, ao dormir ela embarcou no encantador mundo dos sonhos, um lugar cheio de aventuras e magia.

A partir desse dia, Malu descobriu que dormir era muito mais legal que ela imaginava e passou a dormir rapidamente, como uma linda anjinha!

A viagem da estrela cadente

Era uma vez uma estrela cadente chamada Estelinha, que adorava realizar os desejos das crianças. Toda as noites à meia noite em ponto, ela descia do céu e escolhia uma criança para realizar o desejo.

Certo dia, uma menina chamada Sofia desejou com toda a força ter uma aventura mágica com a Estelinha. Toda as noites, Sofia olhava pela janela a linda e brilhante estrela cadente.

Naquela noite, Estelinha desceu como um foguete até a janela da menina Sofia, que estava iluminada por um brilho suave. Estelinha levou Sofia para um passeio muito divertido pelo céu estrelado, passando por planetas, cometas e nuvens. Elas dançaram entre as estrelas brilhantes e ouviram músicas cósmicas.

Quando a aventura terminou, Estelinha levou Sofia de volta para sua cama, e ela adormeceu cansada, mas com um sorriso no rosto, sabendo que seu sonho tinha sido realizado.

O Ursinho que Perdeu seu Cobertor

Bebel era um pequeno ursinho que tinha um cobertor favorito: azul, macio e aconchegante.

Um dia, Bebel foi passear pela floresta e, sem perceber, deixou o cobertor cair no chão.

urso marrom segurando um cobertor azu.

Ao voltar para casa Bebel foi se arrumar para dormir, tomou um banho, escovou os dentes e colocou o pijama de flanela. Quando foi pegar na mala o seu cobertor azul, descobriu que o havia perdido, ficando muito triste e não conseguiu mais dormir.

No dia seguinte, sua melhor amiga, Leka foi visitar o urso Bebel. Percebendo o desânimo do amigo, Bebel perguntou o que estava acontecendo. O urso contou que havia perdido o cobertor azul e, logo, sua melhor amiga se dispôs a ajudá-lo.

Leka foi correndo para a selva procurar o cobertor, perguntou para vários animais, inclusive para a sábia Coruja (que tudo sabe), mas ninguém sabia onde estava o cobertor azul do urso. A menina voltou para a casa do urso, e teve que contar que não havia encontrado o cobertor em lugar nenhum.

Percebendo a tristeza de Bebel, a mãe ursa lhe sugeriu que procurasse no armário algum outro cobertor, pois com certeza, teria algum outro tão cheiroso e macio quanto o cobertor azul.

O ursinho ficou meio desconfiado, mas como não tinha nenhuma outra opção, fez o que a mãe tinha sugerido. Ao procurar no armário, encontrou um cobertor amarelo, ainda mais macio e cheiroso que o azul.

Na primeira noite, ele demorou um pouco para dormir, mas depois de um tempinho adormeceu. Mas nos dias seguintes, ele começou a se acostumar com o novo coberto amarelo e passou a dormir como um anjinho.

E assim, o urso Bebel percebeu que não precisava ficar tão apegado a um único cobertor, pois o carinho e o conforto eram construídos com o tempo.

A jornada da lua mágica

Era uma vez uma pequena lua chamada Luna. Todas as noites, Luna aparecia no céu e olhava para a Terra, desejando poder conhecê-la.

Um dia, uma linda fadinha visitou a Luna e decidiu lhe conceder um desejo. Rapidamente, Luna respondeu que seu maior sonho era poder visitar a Terra por uma noite. A fada ficou muito tocada pelo pedido de Luna, e sem nem pensar, concedeu o desejo à pequena lua.

Luna desceu à Terra, iluminando a escuridão e espalhando uma luz suave sobre a Terra. Ela viu crianças brincando, flores desabrochando e animais adormecendo. Foi um passeio tão lindo que Luna ficou muito emocionada em ver de pertinho, tudo que ela acompanhava lá de longe, do céu.

Luna adorou cada momento na Terra e voltou para o céu, onde agora brilhava ainda mais forte, contente por ter realizado o seu maior desejo.

E as crianças que viram o passeio de Luna pela Terra guardaram para sempre na memória que a linda lua que ilumina o céu já esteve passeando pertinho delas.

O coelhinho perdido

Era uma vez um pequeno coelhinho chamado Tico. Certo dia, ele estava passeando sozinho pela floresta, se distraiu com as plantas e animais que avistou pelo caminho e se perdeu.

imagem com aparência de cartoon de um coelho no meio da floresta.

Naquele momento, Tico se sentiu muito assustado e sozinho. O sol foi sumindo do céu e noite chegou, deixando Tico ainda mais com medo e perdido.

Em certo momento, o coelhinho ouvi um barulho de um bichinho. De imediato ele se escondeu, mas percebeu que era um esquilo super amigável e que não precisava ter medo.  

O esquilo, que se chamava Toby, conhecia a floresta muito bem e ajudou Tico a encontrar o caminho de casa.

Toby guiou Tico através da floresta, mostrando as estrelas e a lua no céu, e contou para Tico sobre histórias e segredos que aprendeu vivendo desde pequenino na floresta.

Finalmente, eles chegaram na toca de Tico, onde sua família o esperava ansiosamente. Ele se aconchegou com sua mãe e irmãos e adormeceu, sabendo que estava seguro e amado. E se sentiu muito feliz por ter feito um novo amigo.

O leão que perdeu seu rugido

Era uma vez um leão muito corajoso chamado Leo. Certo dia ele acordou e percebeu que tinha perdido seu rugido. Ele se sentiu triste e desanimado, pois o rugido é uma das características mais fortes do leão.

Em busca de reencontrar seu rugido, partiu para uma jornada na selva.

Durante essa procura, Leo conheceu uma coruja muito sábia chamada Olga. Ela ouviu Leo com muita paciência e atenção, e aconselhou que ele se acalmasse, pois ela tinha a certeza de que o rugido não havia desaparecido para sempre, apenas estava em algum lugar escondido.

Após ouvir as palavras inteligentes da coruja Olga, Leo se sentiu mais calmo e foi embora para sua casa.

Com o coração cheio de confiança, ele voltou para casa. Ao deitar-se para dormir sob as estrelas, seu rugido retornou, mais forte e poderoso do que nunca.

leão grande com a boca aberta e rugindo.

Poucos minutos depois Leo adormeceu, aprendendo que a sua força e coragem estão sempre dentro dele, bastando apenas acreditar e tentar manter a calma.

O segredo da Floresta Encantada

Era uma vez, uma enorme Floresta Encantada. Nesta floresta, havia árvores muito antigas e sábias que guardavam segredos muito importantes e especiais.

Todas as noites, as árvores sussurravam histórias para os animais da floresta. As histórias eram cheias de magia e aventura, e os animais adoravam ouvi-las pois sempre aprendiam importantes lições vindas das árvores.

Uma coruja sábia chamada Olívia era a guardiã oficial das histórias. Ela contava às árvores sobre as aventuras que testemunhava durante suas noites voando pela floresta. As árvores aprendiam essas histórias e toda noite as compartilhava com os animais da floresta.

Os animais adormeciam sob o encanto das histórias, sonhando com mundos mágicos e aventuras emocionantes. A floresta encantada era um lugar onde as histórias eram compartilhadas entre os diferentes moradores do lugar.

O Pijama Encantado

Era uma vez, um garotinho chamado Cadu. No seu aniversário de 4 anos, ele ganhou de sua vó um pijama azul, bem macio e confortável, que ele adorou.

Cadu gostou tanto da roupa que a sua vovó deu, que ele não queria tirar o pijama por nada nessa vida.

Certo dia, ao voltar da escola, Cadu saiu correndo para ir trocar de roupa, e colocar seu pijama favorito. Porém, ele não o encontrava em nenhum lugar do seu quarto.

Até que ele ouviu um voz falando: “Oi! Você quer ser meu amigo? Meu nome é PJ.”

Assustado, Cadu levantou a cabeça em direção a voz e descobriu que o pijama estava falando! De tanto usá-lo, uma mágica aconteceu e o pijama ganhou vida!

Logo, eles conversaram muito e também se divertiram pra valer durante toda aquela tarde. E ao final do dia, PJ falou para o menino:

“Agora que você é meu amigo, posso te pedir um favorzinho? Sei que você me adora, mas de tanto que você me usa, eu estou ficando velhinho, o meu pano está cada vez mais fino. Se você puder me dar uma folga de vez em quando, eu vou amar!”

E a partir deste dia, Cadu passou a utilizar outras roupas e até pijamas diferentes na hora de dormir. Mas sempre manteve junto dele, o seu pijama azul favorito!

Os Ursinhos da Floresta

Era uma vez, há muito tempo atrás, um grupo de ursinhos brancos, que viviam lá na China.

Eles moravam numa floresta de bambus, até que um dia aconteceu uma coisa muito ruim, a floresta pegou fogo!

Os ursinho ficaram desesperados tentando apagar o fogo, mas não conseguiram.

O fogo queimou tudo e tudo virou carvão de floresta.

Então, os ursinhos entraram na floresta e tentaram achar alguma coisa que pudessem salvar. Ficaram mexendo naquele monte de carvão, mas não encontraram nada.

Com isso, as pernas, as mãos e os bracinhos deles acabaram ficando pretinhos.

Infelizmente, eles não encontraram nada que pudessem salvar e começaram a chorar, esfregando os olhos com as mãos cheias de carvão. E com isso, a região dos olhos ficaram pretinhos também.

Desesperados, eles coçaram suas orelhinhas, e elas também ficaram pretinhas.

Depois de tudo isso, aquele grupo de ursinhos brancos acabaram se tornando branco e preto. E naquela floresta de bambus surgiram os ursos pandas.

Meu Amigo Dinossauro

Era uma vez um dinossauro que tinha pernas compridas, uma boca grande cheia de dentes, mas tinha braços curtinhos.

Ele estava andando por aí, ate que encontrou um grupo de dinossaurinhos.

Como o dinossauro era muito grande e tinha a boca cheia de dentes, os pequenos dinossauros ficaram com medo e saíram correndo.

O dinossauro correu atrás deles, mas ele acabou tropeçando nas próprias perna e…

CA-TA-PLOFT…caiu no chão!

Ele tentava se levantar mas não conseguia de jeito nenhum. Então, um dos dinossaurinhos percebeu e foi ajudá-lo. Logo, os outros dinossauros também foram ajudar e conseguiram levantá-lo.

Depois disso, eles conversaram e perceberam que, na verdade, o dinossauro só queria brincar junto com os dinossaurinhos.

A partir desse dia, eles viraram amigos e passaram a brincar todos juntos!

HISTÓRIA PARA DORMIR CURTA – DICAS DE LIVROS

Além de estimular a leitura e amor por livros desde cedo, ler uma historinha infantil para dormir pode criar uma rotina de sono e ser um belo aliado na hora do soninho.

No mercado, existem diferentes opções de livros com histórias para dormir curtas. Trago aqui algumas opções de livros bem avaliados para você.

Muito cansado e bem acordado – Susanne Stasser

Livro indicado para os pequenos leitores, de 1 a 4 anos.

Conta a história do porco-espinho, a raposa, o burrico, o pelicano, o jacaré e a foca. De uma forma muito divertida e de um jeito que os pais vão se identificar, mostra todos os animaizinhos na cama, e em cada página, um deles está bem acordado e criando uma desculpa para fugir do quarto.

Fisher Price – Como é bom dormir

Livro indicado para os pequenos leitores, de 0 a 2 anos.

Por ser produzido pela Fisher Price, os pequenos costumam reconhecer os personagens animais. O livro é bastante colorido, com desenhos linhos e textos simples e curtos.

Leio este livro para minha filha desde quando ela era uma bebezinha recém-nascida. E é muito interessante ver a evolução dela no entendimento da história, conforme o tempo vai passando.

365 histórias bíblicas – Cesar Lombardi

Livro indicado para leitores, a partir dos 2 anos.

Livro perfeito para introduzir os ensinamentos bíblicos.

O livro é grande e a ideia é contar uma história bíblica por dia. As ilustrações são bastante coloridas e chamam a atenção das crianças, e as histórias curtas ajudam na hora dos pequenos prestarem atenção.

Vamos dormir? – Guido van Genechten

Este livro, escrito pelo mesmo autor do best seller “O que tem dentro da sua fralda”, conta a história de um ratinho que planeja investigar o que os seus amigos fazem para conseguir dormir.

Ele vai até a cama da pomba, do elefante, do cachorrinho, do coala, do porquinho e da ovelha e descobre que cada um tem um ritual diferente do outro.

Este livro será lançado em 21 de novembro de 2023.

Disney 365 Histórias Para Dormir – Volume 1

Uma história por dia do ano, para os pequenos fãs dos personagens da Disney. O livro é bonito, com uma capa dura e almofadada.

 Não se trata das histórias clássicas da Disney, mas sim adaptações de novas histórias com os personagens conhecidos.

Para os que gostarem do formato do livro, existem também:

HISTÓRIA INFANTIL PARA DORMIR FUNCIONA?

O grande segredo para que as histórias infantis funcionem para embalar o sono das crianças é que elas ajudam na criação da Rotina do Sono.

Aqui em casa, minha filha adora que a gente conte sempre as mesmas histórias para dormir. A história do Ursinho que Perdeu o Cobertor, por exemplo, é uma que não pode faltar.

Para ela é importante que eu conte a história sempre da mesma forma, inclusive, ela vai completando as minhas falas enquanto eu vou contando a historinha.

Com a minha filha, a Rotina do Sono começa com a gente passando o fio dental nos dentinhos dela, depois escovamos os dentes, colocamos o pijama e a fralda, damos o leitinho na mamadeira e depois finalizamos com uma ou duas histórias para dormir. Depois de vários dias seguindo esta rotina e com muita consistência, deu muito certo!

Importante que a hora da história seja apenas uma das atividades que vão compor a Rotina do Sono.

Portanto, sim, a história infantil para dormir funciona e o grande valor de se criar o hábito de leitura é que ela ajuda muito na rotina do soninho.

COMO CONTAR UMA HISTÓRIA PARA DORMIR CURTA

Dicas de como contar uma história para dormir curta.

Adapte a história ao universo da criança

Na hora de contar uma história para dormir curta não precisa se limitar ao que está escrito no livro.

Mude o nome do personagem para o nome do seu filho, ou de amiguinhos dele, por exemplo. Além do personagem, você pode alterar o lugar em que a história se passa, e até algum ponto da história que acha que seu filho não vai gostar.

Conte histórias curtas para dormir

Tente contar historinhas para dormir curtas ou então as separe em capítulos pequenos.

Histórias muito longas podem fazer com que o efeito seja inverso, e que a criança fique acordada por mais tempo que você previa.

Evite história muito agitadas

Se o objetivo é fazer a criança dormir, evite história que as deixem muito agitadas. Prefira aqueles contos mais calmos e, se na história os personagens falam sobre o sono, melhor ainda!

Crianças gostam de repetição

É comum a criança pedir para os pais contarem sempre as mesmas histórias. Isso pode até se tornar uma rotina que ajuda os pequenos a pegarem no sono!

Peça ajuda para a Alexa

A Alexa é uma assistente de voz virtual desenvolvido pela Amazon. Ela é parte integrante dos dispositivos da linha Amazon Echo, que incluem alto-falantes inteligentes e outros aparelhos conectados à internet.

A Alexa pode ser uma ótima contadora de histórias para o seu filho. Basta pedir, e a assistente virtual narrará histórias encantadoras e, em algumas delas, com recursos sonoros muito bem-feitos.

Se ficou interessada, leia este post sobre O que a Alexa pode fazer para te ajudar com o bebê.

Estimule o gosto pela leitura

Ler a noite para seu filho ajuda a incentivar o gosto dele pela leitura. Por isso, não hesite em criar esse hábito que só traz benefícios para a criança.

Nós utilizamos links de afiliados em alguns dos nossos posts. Isso significa que como associados da Amazon, nós ganhamos com compras qualificadas se você clicar no link e comprar o item (sem custo adicional para você). Todas as opiniões continuam sendo nossas.

Deixe um comentário