6 Sinais de Desfralde na Criança

Leia neste post sobre os sinais de desfralde na criança e aprenda como iniciar este processo de forma respeitosa e eficiente.

Quando se trata do desenvolvimento dos nossos pequenos, cada etapa nova é um desafio que nos enche de dúvidas e ansiedade.

E uma das fases mais significativas nessa jornada é o desfralde.

Para as mamães e papais que estão se preparando para dar esse passo importante, entender os sinais de que seu filho está pronto pode fazer toda a diferença.

Neste post, você vai conhecer os sinais de desfraldes na e aprender com dar início a este processo, sem gerar tanto stress para os pais e, principalmente, para as crianças.

O que você encontra neste post

Quais são os sinais de desfralde na criança?

Existem alguns sinais que demonstram que seu filho está pronto para retirar a fralda. Mas, lembre-se que não existe uma regra: pode ser que ele apresente todos ou apenas alguns destes sinais de desfralde.

  1. Interesse pelo Banheiro: Seu filho começa a demonstrar curiosidade sobre o banheiro perguntando sobre ele ou observando quando outros membros da família o usam.
  2. Capacidade de Comunicação: Seu filho é capaz de expressar suas necessidades básicas de forma verbal ou gestual, indicando quando está molhado ou sujo. Além disso sabe diferenciar o xixi do cocô.
  3. Fraldas Secas por Períodos Prolongados: Se você notar que seu filho consegue ficar com a fralda seca por períodos mais longos, especialmente durante o dia, isso pode ser um sinal de que sua bexiga está ficando mais forte.
  4. Demonstração de Independência: Seu filho começa a mostrar sinais de querer fazer as coisas sozinho, como tirar e vestir roupas ou subir no vaso sanitário com ajuda mínima.
  5. Necessidade de privacidade ao fazer as necessidades: A criança começa a exigir privacidade, principalmente na hora de fazer o cocô.
  6. Incômodo com Fraldas Sujas: Seu filho começa a expressar desconforto ou irritação quando está molhado ou sujo, indicando que ele pode estar pronto para abandonar as fraldas.

Como dar início ao desfralde

bebê sentada em um penico branco com desenho de zebra, post sinais de desfralde

Agora que conhecemos os sinais de desfralde, é importante iniciar o processo de desfralde com muita paciência e apoio à criança.

  1. Escolha o Momento Certo: Primeira e mais importante dica deste post: Cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Não se sinta pressionado a começar o desfralde antes que seu filho esteja pronto. Espere até que ele mostre sinais consistentes de prontidão. Se o seu filho já está indo para a escolinha, tente entender com a professora se a criança está apresentando os sinais de prontidão no tempo em que está na escola.
  2. Crie um Ambiente Favorável: Torne o banheiro um lugar acolhedor e interessante para seu filho. Considere investir em um redutor de assento atrativo ou um banquinho para facilitar o acesso ao vaso sanitário.
  3. Estabeleça uma Rotina: Integre o uso do banheiro à rotina diária do seu filho. Estabelecer horários regulares para ir ao banheiro, como após as refeições ou antes de dormir, pode ajudar a criar hábitos saudáveis.
  4. Celebre as Conquistas: Reconheça e elogie os esforços do seu filho durante o processo de desfralde. Mesmo os pequenos progressos merecem ser celebrados, pois ajudam a motivar e fortalecer a confiança dele. Você pode criar, por exemplo, um Quadrinho de Conquistas em que vocês celebram as idas ao banheiro com estrelinhas.
  5. Mantenha a Calma: Lembre-se de que o desfralde pode ser um processo gradual e, às vezes, desafiador. Mantenha a calma e seja paciente, oferecendo apoio e incentivo em cada etapa do caminho. Não dê broncas ou mostre insatisfação quando o seu filho fizer as necessidades na roupa. Procure sempre incentivá-lo, mostrando que esses momentos fazem parte do processo de aprendizagem.

Conheça os Melhores Troninhos Infantis para Desfralde.

O que NÃO fazer durante o desfralde

  1. Pressionar a criança: Evite pressionar ou forçar seu filho a abandonar as fraldas antes que ele esteja pronto. Isso pode criar ansiedade e resistência, tornando o processo mais difícil para ambos.
  2. Criticar ou punir: Não critique ou puna seu filho por acidentes ou retrocessos durante o desfralde. Isso pode minar sua confiança e autoestima. Em vez disso, ofereça encorajamento e apoio positivo.
  3. Comparar com outras crianças: Cada criança é única e desenvolve-se em seu próprio ritmo. Evite comparar o progresso do seu filho com o de outras crianças, pois isso pode criar expectativas irrealistas e causar estresse desnecessário.
  4. Usar recompensas excessivas: Embora seja importante reconhecer e recompensar as conquistas do seu filho durante o desfralde, evite depender excessivamente de recompensas materiais, como doces ou brinquedos. Em vez disso, priorize elogios e incentivos verbais.
  5. Forçar o desfralde noturno: O desfralde noturno pode levar mais tempo do que o desfralde diurno e nem todas as crianças estão prontas para isso ao mesmo tempo. Evite pressionar seu filho a abandonar as fraldas durante a noite antes que ele esteja fisicamente pronto.
  6. Negligenciar a higiene: Durante o desfralde, é importante manter uma boa higiene pessoal e do ambiente. Certifique-se de limpar e desinfetar adequadamente o banheiro e ensine seu filho sobre a importância de lavar as mãos após o uso do vaso sanitário.
  7. Acelerar o processo: Não acredite em promessas como “Desfralde em 3 dias”, por exemplo. O desfralde deve ser respeitoso e feito com paciência. Esta é uma nova fase para a criança, e ela está aprendendo a ficar sem as fraldas.

Qual é a idade certa para o desfralde?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por volta dos 2 a 3 anos de idade, a maioria das crianças esteja em uma etapa do desenvolvimento adequada para iniciar o treinamento do xixi e do cocô.

Porém, não existe uma regra sobre a idade certa para realizar o desfralde. Mais importante que a saber a idade, é analisar se a criança demonstra os sinais de que está pronta, tanto física quanto emocionalmente.

Como realizar o desfralde noturno

O desfralde noturno pode ser um desafio adicional, já que envolve controlar a bexiga durante o sono.

Fazer uma transição gradual pode ser mais eficaz. Considere o uso de fraldas noturnas ou protetores de colchão durante o processo.

Comece limitando a ingestão de líquidos algumas horas antes de dormir e incentivando seu filho a esvaziar a bexiga antes de ir para a cama.

Lembre-se de elogiar e recompensar seu filho por acordar com a fralda seca pela manhã, mesmo que ainda não esteja completamente pronto para o desfralde noturno.

Pular com os dois pés pode ser um sinal de desfralde?

Circula na internet a ideia de que quando a criança consegue pular com os dois pés juntos, significa que ela está pronta para o desfralde.

Apesar de não haver comprovação científica de que pular com os dois pés seja um sinal de prontidão, existe uma explicação razoável para esta associação.

Dizer que a criança está pronta para o desfralde, significa que:

  • Ela está pronta emocionalmente.
  • Ela está pronta neurologicamente.

Portanto, quando ela adquire a habilidade de pular com os dois pés juntos, pode ser um sinal que o sistema neurológico da criança esteja amadurecendo. E por isso, existe esta associação entre pular com os dois pés e a prontidão para o desfralde.

Porém, somente pular com os dois pés juntos, não significa que ela esteja pronta para o desfralde.

É importante avaliar todos os demais sinais de desfralde que abordamos neste post.

Deixe um comentário